Reflexão do dia 18 de abril
HONESTIDADE PRÓPRIA
Clique para ver a reflexão na íntegra
Clique aqui para ingressar no aabr

Precisa de ajuda?

Embora ainda visto por muitos como um vício, o alcoolismo é uma doença, uma terrível e fatal doença. Irreversível, progressiva e incurável, leva seu portador inexoravelmente à loucura ou à morte prematura.

A doença do alcoolismo se caracteriza por uma obsessão pela bebida que se instala lentamente na vítima, até, nos últimos estágios, dominá-la inteiramente.

Apesar da imensa gravidade da doença, pouco ou nada se sabe com certeza sobre suas causas. Acometendo algumas das pessoas que bebem, de forma aleatória, o alcoolismo atinge indistintamente homens e mulheres de qualquer idade e de todas as raças, ateus e religiosos, intelectuais e analfabetos, pobres e ricos.

O alcoólico, pelo seu comportamento imprevisível, causa desajustes, angústias, privações e sofrimentos a todos aqueles que o cercam.

Embora incurável e progressivo, o alcoolismo pode ser detido em sua marcha. Para isso é necessário que o alcoólico se abstenha totalmente do álcool. Quando a doença se manifesta só resta detê-la, pois o portador, mesmo abstêmio durante anos, se tomar um único gole tem grande chance de logo estar bebendo tanto ou mais do que antes.

Essa abstinência constante pode ser conseguida pela aceitação, voluntária, do Programa de Recuperação de Alcoólicos Anônimos. Depois de anos de vida em função do álcool, a pessoa tem que aprender a viver sem ele. Sozinha, sua chance é mínima. Com Alcoólicos Anônimos, aumenta consideravelmente.

Caso tenha um familiar, ou amigo que tenha problemas de alcoolismo e deseja informações que possam auxiliá-lo (a) a abordar o assunto com a pessoa, envie uma mensagem para cto@aabr.com.br

O Comitê Trabalhando com os Outros – CTO do nosso Grupo lhe fornecerá as informações que poderão auxiliá-lo (a) neste objetivo.

Alcoólicos Anônimos do Brasil - Todos os direitos reservados 2014