Reflexão do dia 01 de setembro
DISPOSIÇÃO PARA CRESCER
Clique para ver a reflexão na íntegra
Clique aqui para ingressar no aabr

O que é o programa de A. A.?

Para Alcoólicos Anônimos, a introdução mais esclarecedora e a mais valiosa maneira de praticar seu programa são uma coisa só: reuniões de A. A.

Qualquer um, alcoólico ou não, pode assistir a uma reunião. Você pode levar seu marido, um parente ou amigo, mesmo que a pessoa que a acompanhe não tenha problemas com a bebida. Olhe à sua volta, numa dessas reuniões, e somente pela aparência, você não conseguirá distinguir os alcoólicos recuperados dos não alcoólicos.

Sua presença não envolve nenhum compromisso.

Naturalmente, você estará melhor preparada para acompanhar ao máximo uma reunião de A. A. se chegar tão sóbria quanto conseguir, e com a mente aberta, pronta para considerar as idéias que podem ser novas para você, e querendo aprender mais sobre si mesma, através das descobertas que outros fizeram.

Você ouvirá uma série de sugestões práticas, precisas, de pessoas que estavam exatamente como você está agora e atravessaram muitos dias sóbrios desde então.

Mas esses membros de A. A. não são professores nem peritos. Cada um, no entanto, mesmo que seu último gole tenha sido há muito tempo, faz seu depoimento no tempo presente: "Eu sou um alcoólico". Eles aceitam o fato de que têm uma doença crônica e recebem a ajuda de A. A. no processo crescente de sua recuperação.

Alcoólicos Anônimos do Brasil - Todos os direitos reservados 2014